fbpx

Amo… como?

Gatilho de escassez: uma estratégia que você precisa conhecer!

O gatilho de escassez é uma técnica muito conhecida no marketing. É uma estratégia eficaz para impulsionar as vendas e tem como objetivo, criar senso de urgência nos consumidores. A estratégia consiste em destacar a limitação da quantidade de produtos disponíveis, prazo limitado para aproveitar uma oferta especial, criação sazonal de produtos exclusivos e limitados e competição. 

Comunicar aos clientes que o produto possui uma quantidade limitada ou que a oferta é exclusiva e tem um prazo determinado cria um incentivo para que eles ajam rapidamente. Essa abordagem pode aumentar significativamente as taxas de conversões, uma vez que a maioria das pessoas se motivam pela ideia de perder algo valioso.

Aqui na amo ofertas, aproveitamos esse gatilho destacando a escassez dos produtos disponíveis dentro do aplicativo. Dessa forma, o cliente encontrará um indicativo sobre a quantidade de produtos disponíveis para aquela oferta. Além disso, outra estratégia muito utilizada são as ofertas relâmpagos.

 

O que são ofertas relâmpago

Criamos as ofertas relâmpago com o objetivo de atrair novos usuários para conhecerem o aplicativo e, consequentemente, despertar o interesse deles em explorar outras opções de estabelecimentos disponíveis. Mas não é só isso!

Essa estratégia tem vários objetivos, porque ela funciona da seguinte forma: oferecemos produtos por um preço simbólico, como R$1,99, dessa forma, a ideia aqui é destacar determinada loja frente à concorrência. Por exemplo, se Mariazinha sempre compra na hamburgueria X, onde está acostumada a pedir aquele hambúrguer específico, conhecendo sua qualidade e custo-benefício. As ofertas relâmpago servem para incentivar a Mariazinha a experimentar um produto diferente e, quem sabe, ampliar suas opções dentro do app.

Entretanto, as ofertas têm um limite e geralmente oferecemos apenas 5 unidades por dia. Nós as disponibilizamos em horários diferenciados e comunicamos os clientes por meio de pushes de notificação, o que faz com que o cliente fique muito atento para conseguir adquiri-las. Como resultado, essa estratégia irá gerar senso de urgência!
Se você não sabe o que são pushes de notificação, entenda sobre clicando aqui!

 

Outras formas de aplicar a estratégia de gatilho de escassez

Além da quantidade e tempo limitado, existem outras formas de aplicar a estratégia de gatilho de escassez, dentre elas são:

Por meio da exclusividade, ao apresentar um produto como exclusivo ou disponível apenas para um determinado grupo de pessoas, como membros VIP ou assinantes, cria-se um senso de escassez. Isso pode levar os consumidores a se sentirem especiais e mais inclinados a aproveitar a oferta.

Outra forma bastante utilizada é destacar características únicas ou edições limitadas de um produto, o que pode aumentar seu apelo ao torná-lo mais exclusivo. Essa técnica pode ser realizada por meio de produtos sazonais e especiais, como por exemplo, você pode criar um hambúrguer especial para o “dia do hambúrguer” com quantidade limitada. Afinal, itens que são raros tendem a ser percebidos como mais valiosos, impulsionando a demanda.

A competição é outra estratégia dentro do gatilho de escassez, e nós, aqui na amo ofertas, usamos bastante essa tática em nossas campanhas. Geralmente, realizamos sorteios de “1 ano de comida grátis” no app para aqueles que comprarem um valor “x” dentro de um determinado período. Isso sempre se mostra como um grande incentivo para que os clientes participem das campanhas.

Em suma, a eficácia do gatilho de escassez está completamente conectada ao comportamento do consumidor. A percepção de que algo é escasso ativa um senso de urgência e impulsiona as pessoas a agirem para evitar perder a oportunidade. No entanto, é importante usar essa técnica com ética, garantindo que as informações sobre escassez sejam precisas e transparentes, para não violar a confiança do consumidor.

 


Já conhece nosso Instagram para parceiros? Lá você vai encontrar várias dicas para seu negócio!

Gostou desse conteúdo? Acompanhe mais conteúdos para seu negócio aqui.

 

 

 


Compartilhar:

Veja Também